Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Arteterapia
Descubra novas habilidades para expressar seus sentimentos
A arteterapia melhora a autoestima e estimula a memória e a atenção, e o bem-estar propiciado por esta atividade pode se estender à sua família e amigos
Por: Eliana Cecilia Ciasca
Arteterapeuta e terapeuta de família, é colunista convidada do
Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunas

As técnicas utilizadas são diversas: desenho, pintura, modelagem em argila e escultura, colagem, fotografia, teatro e expressão corporal, entre outras

maioria das pessoas, quando crianças, desenhava, brincava com massinha e outros materiais que estimulavam a criatividade e os sentidos. Caixinhas de fósforos se transformavam em construções e os fósforos em cercas, e pronto: havíamos criado uma fazenda! Aí, era só colocar os animaizinhos de plástico e brincar muito!

Com o passar do tempo, com a imensidão de coisas a fazer – trabalho, cuidados com filhos e familiares –, essas atividades prazerosas que convidavam à diversão foram esquecidas.

Mas por que não tentar novamente usar as aptidões, a imaginação e o tempo para atividades que tragam, além de prazer, estímulo mental, treino de memória e aprendizado de novas habilidades?

Arteterapia no tratamento de Alzheimer e depressão

A Arteterapia é uma abordagem terapêutica que se utiliza de materiais artísticos para alcançar determinados objetivos, os quais podem ser dirigidos a idosos, crianças, adolescentes ou adultos, mas também pode ser dirigida a atividades multigeracionais e ainda a públicos específicos como pessoas com depressão, Alzheimer, doenças renais, cardíacas, crianças com autismo, TDAH, etc.

As técnicas utilizadas são diversas: desenho, pintura, modelagem em argila e escultura, colagem, fotografia, teatro e expressão corporal, entre outras.

Autoestima e memória

Os ganhos que a Arteterapia proporciona são inúmeros, como por exemplo: a melhora da autoestima, a descoberta de novas habilidades, o estímulo da memória e atenção, a motivação, etc. Além disso, o bem-estar propiciado por esta atividade pode se estender a outras áreas da vida da pessoa, como sua família, cuidadores ou amigos.

As oficinas podem ser individuais ou em grupos, e seu desenvolvimento depende de cada arteterapeuta, que privilegiará as atividades nas quais tem mais conhecimento, competência e talento.

Existe uma formação especial para ser arteterapeuta, geralmente uma especialização onde o profissional aprenderá muito sobre arte, recursos artísticos, terapias não-verbais, e também terá noções de psicologia.

A Arteterapia é uma excelente atividade para idosos, porque lhes dá a oportunidade de expressar seus sentimentos e pensamentos, se expondo de forma indireta, pois sua produção será sua representante.

Fotos: Eliana Cecília Ciasca (arquivo)
Mais sobre o assunto, na internet
G1 > Maranhão > TV Mirante > Notícias > Arteterapia (vídeo disponível: 4'22'')
Saiba mais sobre os benefícios da arteterapia
Assunto foi destaque desta semana no quadro 'Você quer Saber'. Arteterapia começou a ser usada como forma de tratamento no século XIX
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Psicologia - Bem-estar
A importância do toque físico na terceira idade
O toque de carinho, de apoio nos movimentos e os abraços espontâneos estimulam o funcionamento neurológico, melhoram a circulação sanguínea e aumentam a autoestima
Arte e Cultura > Anteriores > Literatura
O corpo fala?
Não podemos ter consciência corporal se não vivenciarmos o corpo. Esse vivenciar é tanto biológico, social, psicológico, como cultural

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design