Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
01/04/11: Bem-estar/Afasia
Afasia: como identificar e tratar este distúrbio na percepção e expressão da linguagem
Um dos níveis da doença faz com que um indivíduo não perceba os significados distintos das palavras, emitindo perfeitamente a palavra ‘colher’, por exemplo, quando sua intenção era dizer ‘garfo’
Por: Daniel Nogueira da Gama Chaves
Clínico e Geriatra, com formação em Medicina Interna
na Universidade Louis Pasteur (França), é diretor médico
do Harmonya Senior
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasafasia é um distúrbio na percepção e expressão da linguagem, uma alteração com importante impacto sobre a capacidade de comunicação e a formulação do pensamento. Uma pessoa afásica apresenta dificuldades na compreensão, fala e expressão da linguagem, em consequência de uma lesão cerebral que pode ter diferentes causas, tais como um acidente vascular cerebral, um trauma crânio-encefálico ou um aneurisma.

A linguagem do afásico é reduzida e simplificada ao máximo, ou desviada semântica (sentido das palavras), fonêmica (som elementar da linguagem articulada) e morfologicamente (formação de palavras) da linguagem normal. A compreensão apresenta-se com dificuldades, necessitando de pistas, repetições, apoios e ordens bem curtas e objetivas.

A afasia pode ser apresentar em diferentes tipos e níveis, que variam de acordo com o local exato da lesão cerebral. Os principais são:

Afasia Total:

É a forma mais grave, determinada quando a lesão compromete todas as modalidades de linguagem (recepção e emissão). A comunicação passa a inexistir e, em geral, há desdobramentos em outros comprometimentos neurológicos e motores.

Afasia de Wernicke:

Esta compromete a compreensão e a expressão, mas não impõe dificuldades à articulação das palavras. Pode gerar problemas tanto na área semântica quanto na fonêmica. Sem compreender ao certo o que lhe é dito, o indivíduo comete uma parafasia literal, emitindo perfeitamente a palavra ‘colher’, por exemplo, quando sua intenção era dizer ‘garfo’. Quando a afasia de Wernick atinge a área fonêmica, pode ocorrer a parafasia verbal, determinada pela troca de fonemas, como ‘colher’ por ‘mulher’, ou ‘lua’ por ‘nua’, pois os significados distintos não são percebidos pelo indivíduo
afásico.

Afasia de Broca:

Nesse tipo de afasia, a expressão oral encontra-se alterada e reduzida. O indivíduo não consegue articular os sons, tem dificuldade de reconhecer os chamados ‘pontos de articulação’, que são os parâmetros que leva o indivíduo saudável a juntar os lábios para emitir o som da letra ‘P’, por exemplo. A doença pode se refletir também nos cálculos e na escrita. Ocorrem casos, ainda, nos quais o indivíduo se utiliza sempre de uma mesma palavra ou frase curta para se expressar em diferentes situações.

Afasia de Condução:

Neste caso, a fala é fluente, há uma relativa preservação da compreensão e o indivíduo se expressa de forma natural, mas será incapaz de repetir as palavras ditas espontaneamente.

Hoje, sabe-se que algumas partes do cérebro podem assumir, parcialmente, o papel de outras que estejam comprometidas. Quanto mais estimuladas as funções neuronais, maiores as possibilidades de respostas, o que chamamos de plasticidade neuronal. Assim, em praticamente todos os tipos e níveis de afasia, é possível alcançar a recuperação total ou parcial dos pacientes.

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes e é primordial a atuação de um fonoaudiólogo, assim como o envolvimento da família na recuperação do afásico é importantíssimo, sempre estimulando a comunicação e a participação, e jamais permitir o isolamento do afásico.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Harmonya Senior - Spa da Longevidade
Espaço de saúde e bem-estar da maturidade

http://www.harmonyasenior.com.br
Wikipédia, a enciclopédia livre
Afasia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Afasia
Wikipédia, a enciclopédia livre
Linguagem: origem e funções

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Alimentação
Radicais livres
Como usar a alimentação para combater estes causadores do envelhecimento
Notícias > Notícias Anteriores > Saúde
“Sentia que eu tinha uma vocação, mas não tive oportunidade de aprender quando era mais novo", destaca o comerciante aposentado Ludgero Alpendre, 79 anos
Estudo realizado nos Estados Unidos comprova que, mesmo tardia, mudança de hábitos traz muitos benefícios à saúde

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia