Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Anteriores 01/04/07: Alimentação
Bacalhau, um alimento milenar
Por: Ivonete Pacheco da Silva
Consultora de Qualidade em Alimentação
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasomo é tradição servir pratos feitos com bacalhau nesta semana de Páscoa, é interessante conhecermos um pouco mais sobre este peixe tão apreciado e conhecido de todos.

O bacalhau é nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em sais minerais e vitaminas. É muito saudável e diet por natureza. Ele habita as águas geladas do Atlântico Norte, sendo encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia e Canadá.

Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, nas águas geladas do Atlântico Norte na época das grandes navegações, pois precisavam de produtos que não fossem perecíveis e que suportassem as longas viagens de travessia pelo Atlântico. Foram eles os primeiros a ir pescá-lo na Terra Nova (Canadá), que foi descoberta em 1497.

Imediatamente o bacalhau virou um hábito alimentar em Portugal, tornando assim os portugueses os maiores consumidores deste peixe no mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo” até hoje.

A Igreja Católica, na época da Idade Média, mantinha um rigoroso calendário onde os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas "quentes". O bacalhau era uma comida "fria", e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum, passando a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.

No Brasil, o hábito de comer bacalhau começou com a vinda da côrte portuguesa, no início do século XIX. A primeira exportação oficial deste peixe aconteceu em 1843, da Noruega para o Brasil, e hoje é da Noruega que chega 90% do bacalhau consumido no país.

Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, diminuindo o consumo popular, e o rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito. Mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até hoje, principalmente nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal.

Se o bacalhau não está com os preços atraentes, você pode optar por peixes brasileiros, encontrados frescos nas feiras e mercados e fazer com eles pratos deliciosos.

Boa Páscoa!

O portal agora tem uma seção só de receitas para você!
Confira!

Publique a sua receita!

Agora você pode mostrar as suas receitas no portal. Clique na figura ao lado para publicar a sua receita.

Saiba mais:
Receitas:
Diálogo Aberto > Saúde e Equlíbrio > Receitas > Bacalhau à Moda da Vovó
Site: O Mundo do Bacalhau
http://www.bacalhau.com.br

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia