Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Anteriores 01/03/06: Saúde Oral
Saúde Oral é Importante para a Saúde Geral na Terceira Idade
Por: Dr. Alexandre F. Barberini
Mestre em Endodontia pela Fousp e Professor de pós-graduação da ffo - Fundecto / Fousp
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunass dentes são importantíssimos para a mastigação de alimentos saudáveis e na manutenção de uma boa saúde geral. As pessoas com ausência de dentes e problemas gengivais acabam evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carne, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade para mastigar, limitando a dieta aos alimentos moles, causando deficiência de vitaminas e nutrientes.

Estudos recentes demonstraram que consumo reduzido de nutrientes necessários pode aumentar o risco de mortalidade, pois as deficiências de nutrientes tais como proteína e zinco, diminuem a função imunológica e aumenta a suscetibilidade de uma pessoa à infecção.

Baixo consumo de vitamina C foi associado com problemas cardíacos com a doença arterial periférica aumentada. Indivíduos com problemas dentais tiveram consumo mais baixo de nutrientes tais como proteína, tiamina, riboflavina, vitamina D, ferro e magnésio. Perder dentes na terceira idade não é um fato normal, inevitável e decorrente do passar dos anos, pois cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo.

A pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais. Os problemas gengivais com perda óssea são fatores que agravam este quadro pois, com o recuo da gengiva surge a cárie na região da raiz do dente levando a processos infecciosos, se não tratados.

Para reverter este quadro, o primeiro passo é sempre a prevenção, deve-se visitar o dentista com mais freqüência, procurar profissionais que ensinem a utilização correta da escova de dentes e o fio dental. Para manter a boa saúde bucal, o paciente deve ter cuidados redobrados na limpeza de toda a cavidade bucal uma boa higiene. Deve-se escovar os dentes após cada refeição, principalmente antes de dormir, com uma escova macia e fazendo movimentos suaves para não machucar a gengiva.

O fio dental é outro poderoso aliado e tem de ser utilizado sempre antes da escovação, para a retirada dos resíduos maiores. A limpeza da língua com escova e colutórios é uma das principais preocupações, para a eliminação de resíduos que ficam nas papilas. Aqueles indivíduos que perderam um ou mais dentes, o ideal é procurar o dentista que irá indicar a prótese mais adequada e ensinar a utilizar dispositivos para higienizar.

Uma revisão periódica das próteses também é necessário, pois não duram para sempre. As próteses totais (em casos de perda total dos dentes) e removíveis, por exemplo, são muito utilizadas pelo baixo custo de manutenção e facilidade de manuseio e limpeza. Neste caso, deve-se usar sempre um bom fixador, de preferência os que permitem ajuste perfeito à gengiva, a fim de evitar irritações e a entrada de alimentos.

Cuidados dentais preventivos para preservar os dentes naturais e cuidados rotineiros para assegurar que as próteses estejam adequadamente ajustadas e em função, pode diminuir o risco nutricional em pessoas da terceira idade.
Saiba mais:

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia