Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Meio Ambiente

 

Anteriores: 15/02/07
Que calor... e, segundo a ONU, vai ficar ainda mais quente
Os gases de efeito estufa em excesso continuarão aquecendo a baixa atmosfera e superfície terrestre por séculos
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasInterrompemos nossa programação normal para um noticiário urgente: Londres e Nova York estão entre as cidades costeiras do mundo que acabam de ser submersas pelo mar. Todo o litoral brasileiro está em estado de alerta. Rio de Janeiro e Salvador já estão parcialmente cobertas pelas águas. A previsão do tempo para hoje é de mínima de 39º e máxima de 45º no Sul do país.”

Calma, isso não foi noticiado na TV hoje, mas, provavelmente (e com grau de probabilidade 90%), isso é o que você (ou seus netos) vão ouvir nos noticiários em 2100.

No dia 2 de fevereiro de 2006, o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change, ou Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), órgão criado pela ONU, divulgou a primeira parte do quarto relatório de avaliação da saúde da atmosfera, intitulado "Mudança Climática 2007: A Base da Ciência Física", também conhecido no mundo científico pela sigla AR4, o qual congregou 600 especialistas de 40 países para redigir o relatório divulgado em Paris.

A proposta do IPCC não é pesquisar se está ou não havendo aquecimento global, isto com certeza é um ponto inquestionável. Seu objetivo, sim, é o de descobrir a causa deste aquecimento, se ele se dá devido a “causas naturais” (como muitos governos e cientistas ligados à grandes empresas de petróleo insistem em defender), ou se a causa somos nós, humanos.

E o que o AR4 confirma, infelizmente, é o que o mundo ceticamente tem negado desde 1990, ano do primeiro relatório divulgado pelo IPCC: a culpa do aquecimento global é nossa, com 90% de certeza (em 2001, no relatório anterior, a avaliação da causa do aquecimento global como sendo humana era apenas “provável”, com grau de certeza de 66%).

É comum ouvir de pessoas com mais de 50 anos, especialmente do Sul e Sudeste, a observação de que não faz mais frio como antigamente. Essa percepção é correta. As temperaturas estão subindo em todo país: já aumentaram de 0,6º C a 0,7º C nos últimos 50 anos. E a previsão do IPCC é de que a temperatura da atmosfera na Terra suba em até 4º C até o final deste século.

A imensa geleira sobre a Groenlândia pode desaparecer em alguns milênios, como há 125 mil anos, elevando os mares em 7 m. Onze dos últimos 12 anos foram os mais quentes jamais registrados desde 1850. Nada de semelhante aconteceu nos últimos 650 mil anos.

Deve-se enfatizar que não é mais possível reverter completamente o aumento do aquecimento global. Os gases de efeito estufa em excesso continuarão aquecendo a baixa atmosfera e superfície terrestre por séculos. Mesmo se os níveis de gás carbônico sejam estabilizados em 2100 (para isso, a humanidade teria de cortar pela metade a emissão de gás carbônico prevista para esse século), os mares subiriam mais 80 cm até 2300, e a taxas menores pelos próximos milênios.

Caberá aos governos (do 1º mundo, principalmente) a responsabilidade pelo mundo que estão deixando de herança para nossos filhos e netos.

Mas ainda há tempo? Sim, ainda há tempo para tentarmos evitar que nossos netos não venham a nos dizer um dia, num futuro não tão distante, enquanto assistem a um filme com imagens de uma linda praia com céu azul em Recife: “Olha, vô, vem ver, tá passando um filme de ficção científica na TV...”

Fonte: Folha de São Paulo – Caderno Especial Clima – 3 de fevereiro de 2007
Fotomontagem: Karol Bernstein (planeta Terra sobre foto de fábricas poluentes e aquário)
Mais sobre o assunto, na internet
Folha Online – Ciência
Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15950.shtml
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores > Concurso
Confira o texto vencedor do concurso do Portal “Eu posso salvar o planeta?”
Autor do texto “A Única Saída para o Efeito Estufa”, Antonio Germano, 72 anos, é engenheiro químico e trabalha, atualmente, como consultor de tecnologias de ponta, além de ter, em seu currículo, várias patentes e invenções
Notícias > Notícias Anteriores
Brasil participa do Dia Internacional pela Ação Climática
No último dia 24 de outubro, o Portal e mais 154 entidades brasileiras realizaram atitudes em defesa da redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera
Notícias > Notícias Anteriores
Mais de 180 países participaram do Dia Internacional pela Ação Climática
O evento mundial foi realizado para motivar os governos e a população na tentativa de mostrar que o planeta precisa reduzir o nível de dióxido de carbono na atmosfera
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Anteriores
Entenda o aquecimento global
Efeito estufa, Protocolo de Kyoto, IPCC... conheça o significado de todos esses termos sobre o aquecimento global
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Anteriores
Verão, Sol e Efeito Estufa...
Espaço Livre > Poesias
Poesia de Walter Medeiros, internauta do Portal Terceira Idade, enviado ao Portal em 04/02/2007:
A Terra está esquentando e a culpa é do homem

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia