Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção CVC...
Esporte e Lazer > Lazer > Turismo
Sempre com você

Coluna 13 - Especial
Intercâmbio no exterior

Observação: Esta seção apresenta Colunas Anteriores da CVC Viagens publicadas no período 2014-2018
Viajar a passeio é um prazer. E por que não unir o útil ao agradável e aprender e adquirir conhecimento durante a viagem?
O que era, até pouco tempo atrás, uma forma de viagem utilizada mais pelos jovens – os conhecidos intercâmbios culturais – agora faz parte, também, do cardápio da moçada com mais de 60 anos
Confira opções de intercâmbio no final da matéria
Por: CVC Viagens
Maior operadora de turismo do Brasil
Fale com a CVCFale com a CVC
Fale com a CVC
foto colunas

Quase um milhão de turistas com mais de 60 anos viajam por ano com a assistência da CVC

iajar a passeio é um prazer. E por que não unir o útil ao agradável e aprender e adquirir conhecimento durante a viagem? O que era, até pouco tempo atrás, uma forma de viagem utilizada mais pelos jovens – os conhecidos intercâmbios culturais – agora faz parte, também, do cardápio de um novo público.

A moçada com mais de 60 anos está realizando agora, mais do que nunca, viagens de intercâmbio no exterior. A constatação é da CVC, maior operadora de turismo das Américas, que nos últimos meses tem percebido maior demanda por esse tipo de viagem por essa significativa parcela de clientes.

Lazer com cultura

Em 2010, o público com mais de 60 anos representava 15% das vendas de pacotes de viagens de lazer na CVC. Hoje, já representa 20% das vendas e dos embarques – eles já são quase 1 milhão de turistas que viajam por ano com a assistência da operadora.

Esse público, que já viaja a lazer 2 vezes ao ano, em média, agora começa a se destacar também entre os perfis de consumidores mais interessados em fazer viagens com cursos no exterior, combinados com atividades de lazer. Com o envelhecimento da população brasileira, as escolas no exterior e agências de viagens no Brasil, como é o caso da CVC, já estão se readequando para atender ao aumento da demanda pelo público com mais de 60 anos.

“Conhecer novas culturas, aprender um novo idioma ou aperfeiçoá-lo não são exclusivos aos jovens. Ao contrário do estereótipo que existe, o idoso vive cada momento intensamente e não encontra barreiras para vivenciar uma temporada de aprendizado em outros países”, afirma Santuza Bicalho, diretora de intercâmbio da CVC.

Intercâmbios exclusivos para a moçada com mais de 60

Estão nascendo, por exemplo, programas de intercâmbio exclusivos para esse público, inclusive com hospedagem em hotéis, casas de famílias e salas de aulas melhores preparadas para esse público. Além do estudo em sala de aula, esses programas já incluem atividades extras, a pedido da moçada com mais de 60, como aulas de dança no País em visita, visita guiada em museus e de acordo diferentes interesses.

Com o aumento da demanda, as agências do setor também investem nesta frente. Uma pesquisa da Belta - Brazilian Education & Language Travel Association, entidade dirigida às viagens de intercâmbio, aponta que, em 2010, apenas 2,8% das agências ofereciam viagens de intercâmbio específicas para a melhor idade. Atualmente, este número triplicou: 10% das agências já oferecem programas dedicados às pessoas com mais de 60 anos.

Atenta a essa tendência, o portfólio da CVC oferece cursos de curta e longa duração, nas principais escolas internacionais do mundo. O idioma inglês ainda é o mais procurado para estudo em localidades como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e África do Sul. No entanto, hoje já são oferecidos programas exclusivos para brasileiros em outros 6 idiomas: Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Chinês e Japonês, além do Inglês.

A CVC ajuda você a montar seu intercâmbio cultural

E você? Se está planejando fazer a sua viagem de lazer, aproveite e pesquise alternativas de turismo combinadas com intercâmbio cultural.

Confira no site da CVC (links abaixo) opções de intercâmbio (cursos e passagens aéreas) e, depois, procure a loja da CVC mais próxima de você para pedir mais informações, além de adaptações dos planos sugeridos para a sua faixa etária.

Fotos: Shutterstock / CVC / divulgação

Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Turismo - Pesquisa (vídeo disponível)
58% dos brasileiros com mais de 60 anos desejam viajar pelo Brasil
É o que revela pesquisa realizada com turistas da 3ª idade. Eles declararam, também, o desejo de viajar pelo mundo para conquistar educação internacional e conhecer novas culturas
Lazer > Turismo > Paris (França)
Museus e muito romantismo marcam passeios em Paris
Entre os cartões-postais da capital francesa estão a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, onde está exposta a famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

Apoio Cultural

CVC - sempreComVC
CVC Viagens
Pacotes turísticos, passagens aéreas, hotéis, resorts e cruzeiros

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design