Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 15/11/07: Atividade Física
Que tal comemorar o Dia Mundial do Diabetes fazendo alguns exercícios?
Entendendo o Diabetes e os benefícios dos exercícios físicos para os portadores dessa doença
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasste mês comemora-se, no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. E, numa data tão importante para lembrar a luta contra o diabetes, vale a pena destacar a importância de exercícios para os diabéticos.

Mas, antes de falarmos de exercícios para diabéticos, vamos entender um pouco sobre o que é diabetes e a importância desse dia.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Para que possamos falar da importância dos exercícios para diabéticos precisamos entender o que é diabetes. Quando nos alimentamos, a glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sanguínea e, com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo.

O hormônio insulina é produzido pelo pâncreas. A deficiência total ou parcial da produção de insulina faz com que a glicose não seja aproveitada adequadamente pelas células, provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, considera-se uma taxa normal de 70 a 110 mg/dl.

Os tipos de diabetes mais conhecidos são os do tipo 1, quando ocorre destruição das células do pâncreas que produzem insulina. É o chamado diabetes insulino-dependente. E o diabetes do tipo 2, quando o pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo organismo.

Os fatores de risco para diabetes são: idade acima de 45 anos, história familiar de diabetes, doença cardiovascular, hipertensão, obesidade microalbuminúria (presença de proteína na urina) níveis de colesterol HDL 35mg/dl ou triglicerídeos 250mg/dl, portadores de glicemia de jejum alterada (entre 110 e 126mg/dl), mulheres com ovários policísticos, que apresentaram diabetes na gravidez ou que tenham tido filhos com peso acima de 4 kg ao nascimento, e uso de drogas que podem elevar a glicemia (corticosteróides, diuréticos tiazídicos, betabloqueadores).

A atividade física é de fundamental importância e deve estar integrada na vida do paciente diabético devido aos benefícios do exercício à ação da insulina. Esta contribui para a redução da glicemia e da necessidade de insulina no diabético tipo 1 e medicamentos no tipo 2, pois melhora a captação de glicose pelas células.

Além do benefício específico para a diabetes, a atividade física, principalmente a aeróbica, ainda contribui para a melhora da circulação sanguínea, o que no diabético é por vezes prejudicado. Contribui também no controle da pressão arterial e das dislipidemias, redução do risco de doença cardiovascular asterosclerótica, redução e controle do estresse, melhora da auto-estima e da qualidade de vida.

Para iniciar o programa de exercícios, é necessário fazer um exame que relate a condição dos níveis sangüíneos de glicose, e que o seu médico ateste a prática. Alguns pacientes podem ter necessidade de se alimentar antes da atividade física, o que deve ser realizado sob orientação do médico ou da nutricionista.

Não se deve praticar exercícios logo após a aplicação de insulina. É aconselhável iniciar a atividade até pelo menos uma hora após ter tomado insulina. E, se o indivíduo for realizar exercícios físicos mais rigorosos, a aplicação da insulina deve ser feita no abdômen, pois a atividade física pode influenciar na velocidade de absorção da insulina.

É importante tomar cuidado com os exercícios que possam contribuir para que o sobrepeso do indivíduo comprima os vasos e comprometa a circulação sangüínea. Ao exercitar-se no calor, recomenda-se molhar as partes do corpo com água gelada a intervalos regulares. No frio, convém escolher roupas que permitam um isolamento adeqüado do frio, evitando tecidos que não permitam a evaporação do suor.

Os diabéticos bem controlados devem tomar cuidado com a probabilidade de ocorrência de uma hipoglicemia (queda da glicose) que pode ocorrer antes, durante, logo após ou no decorrer das 24 horas seguintes ao término da atividade física, pois o nível de glicose continuará a cair.

Por isso, fique alerta. Se você é diabético, com certeza será muito bom para a sua saúde fazer exercícios. Mas, como você leu acima, tome todos esses cuidados antes de fazê-los!

E, se você não é diabético, a recomendação é a mesma. Fazer exercícios nunca trará contra-indicações. Exercitar-se sempre vale a pena!

Foto/Ilustração: Divulgação
Saiba mais:
Saúde em Movimento
Personal Trainer - prescrição aplicada à diabéticos

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?
cod_noticia=625
Portal Diabetes – Em Busca da Cura
O Diabetes: o que é

http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=3197
Sociedade Brasileira de Diabetes
Dia Mundial do Diabetes

http://www.diabetes.org.br/imprensa/dia_mundial/
Dia Mundial do Diabetes 2007
http://diamundialdodiabetes.org.br/
Leia mais em:
Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Alimentação
Alimentação para diabéticos – Mitos e verdades

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia