Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Anteriores 01/07/11: Numerologia
Sexta-feira 13: dia de azar?
Superstição difundida pelo catolicismo, para a numerologia e o tarô a data está associada à concretização das ideias através do trabalho e o momento de nascer para uma nova vida
Por: Deborah Milani
Psicóloga com especialização em Psicologia Transpessoal, Numeróloga, Taróloga e colunista convidada do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunascrença na má sorte trazida pela Sexta-feira, dia 13, foi bastante difundida pelo catolicismo, especialmente ao se referir à Santa Ceia – doze apóstolos mais Jesus Cristo, traído, vilipendiado, torturado e morto com requintes de crueldade. Daí vem a superstição de que não é bom agouro treze pessoas sentadas à mesa.

A partir dessa fantasia, temos vírus de computador, repetitivas sequências de cinema-trash, e o reforço constante da crença de que se trata de um dia de infortúnios. Até o nome dado ao medo das sextas-13, parece um “palavrão”: parascavedecatriafobia.

Qualquer superstição, ou crendice popular, nada mais é do que uma deturpação ou acomodação psicológica de elementos religiosos, atuais ou desaparecidos, aos quais se atribui um valor moral.

Já que o normal é acreditarmos em alguma coisa, por que não, em algo positivo, de bons presságios, que nos faça crescer espiritualmente?

Para a numerologia, ciência que estuda a energia dos números, o primeiro passo seria reduzir os algarismos a um único dígito: 4 (resultado de 1 + 3), que está associado às conquistas, à concretização das ideias através do trabalho. Em outras palavras, para se conseguir alguma coisa, é necessário trabalhar com afinco e disciplina.

Ao pensarmos na data da última sexta-feira 13: 13/05/2011, a soma de todos os números também é 13 e, novamente, ao reduzirmos a um dígito (4), reforçamos a ideia do trabalho persistente e focado para se atingir um determinado objetivo.

Porém, o dia 13 de maio traz uma curiosidade especial – é o 133º dia do ano, no calendário gregoriano. Por esse motivo é considerado pelas ordens secretas, místicas, esotéricas e filosóficas como sendo uma proporção áurea do ano.

Proporção áurea é uma constante matemática, presente na natureza, no corpo humano, no universo todo, que reflete a perfeição e a harmonia de todas as coisas. Está envolvida com o crescimento biológico e com a evolução. É empregada nas artes plásticas desde o Renascimento, mas pode ser amplamente verificada, por exemplo, na proporção da concha do caramujo; na perfeição das colméias; na espiral das sementes do girassol; e nas proporções do corpo humano, anatomia esta descrita por Da Vinci na representação do Homem Vitruviano.

É curioso pensar, também, na Lei Áurea – promulgada em 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil. Podemos refletir se ela é chamada de “Áurea”, por dar um peso de ouro à extinção de uma prática tão desumana, ou se foi por conta, mesmo inconsciente, da tal proporção áurea.

Em 13 de maio de 1917 houve a aparição de Nossa Senhora de Fátima. E, se aqui no Brasil comemoramos a libertação dos escravos, em Portugal a celebração é para Nossa Senhora. Tudo é motivo para festa e não para maus presságios.

Outra associação bastante interessante pode ser feita pelo Tarô: o Arcano XIII é a morte (igualmente temida pelas pessoas), que tem o significado de transformação no pensamento e nas atitudes. Para o estudo do Tarô, a morte representa o momento de abandonar um padrão ultrapassado e nascer para uma nova vida, mais evoluída e próspera.

Dessa maneira, voltamos para o número 4 – trabalho com perseverança e método – para conseguir atingir essa vida nova. A energia evocada é a da transformação, que dificilmente vai ocorrer se não nos empenharmos nisso. Aproveite as sextas-feiras 13 para abolir da sua vida velhos pensamentos ou comportamentos que não levam a lugar algum. Transforme sua energia (pensamentos, palavras, ações, ambiente...) para que favoreça a evolução – dourada, brilhante, harmoniosa, divina, para você e para as pessoas à sua volta.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Wikipédia, a enciclopédia livre
Sexta-Feira 13: história, eventos históricos e pseudo-históricos, Sexta-Feira 13 Santa, celebrações da Sexta-feira 13 em Portugal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Arte e Cultura > Anteriores: Folclore brasileiro
Saci-Pererê, lobisomem, mula sem cabeça, boto...
Saiba como foram criadas e preservadas algumas das mais importantes lendas presentes no inconsciente coletivo do povo brasileiro

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia